A Prefeitura de Naviraí anunciou a suspensão temporária dos atendimentos ao cidadão entre os dias 1º e 15 de abril para a migração do sistema operacional utilizado na administração municipal. O processo resultará na desativação do sistema GOV (Governança Brasil), em funcionamento há três décadas, impossibilitando a emissão de notas fiscais, guias do ITBI e liberação de alvarás, entre outros serviços.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.
Gerar ResumoA medida foi formalizada por meio do Decreto N.º 67, publicado no Diário Oficial dos Municípios. A decisão atende às exigências da Resolução TCE/MS nº 225/2024, do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), que determina a modernização dos sistemas de execução orçamentária, financeira, tributária, de gestão de pessoal, patrimônio e controle.
O novo sistema será responsável pela integração com a plataforma e-Sfinge, desenvolvida pelo próprio TCE-MS para otimizar o acesso a informações e serviços públicos. A transição será coordenada pelo Núcleo de Informática da Prefeitura e realizada pela empresa Elotech, vencedora da licitação realizada em 5 de dezembro de 2023. A empresa assinou o contrato no início de 2024 e será responsável pela migração e integração do novo sistema.
Segundo a Administração Municipal, a mudança resultará em maior transparência e eficiência na prestação de contas, além de proporcionar aos munícipes um acesso mais simplificado aos serviços públicos. O prefeito Rodrigo Sacuno destacou que o objetivo é aprimorar os procedimentos administrativos, reduzindo o uso de papel e acelerando a tramitação de processos com a adoção do protocolo digital. “Estamos buscando a excelência nos procedimentos públicos, garantindo que Naviraí tenha um sistema moderno, confiável e alinhado às necessidades da administração e da população”, afirmou.
Para minimizar impactos, a Prefeitura iniciará uma campanha de informação e orientação aos munícipes sobre a paralisação temporária. Além disso, servidores municipais passarão por treinamentos, e uma reunião está agendada para o dia 21 de março, às 8h, no anfiteatro da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí. O encontro contará com a presença de comerciantes, empreendedores e profissionais liberais, que receberão instruções sobre a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) e esclarecimentos sobre a transição do sistema GOV para o novo software da Elotech.