O senador Jacques Wagner decidiu deixar a liderança do PT no Senado Federal, uma medida avaliada como prudente pelo deputado federal Vander Loubet. Essa mudança ocorre em meio a investigações relacionadas à nona fase da Operação Compliance Zero, que apura possíveis vínculos entre o ex-banqueiro Daniel Vorcaro e a suposta participação de Wagner em um esquema irregular. O senador nega as acusações e enfatiza que sua prioridade é provar sua inocência.
Vander Loubet comentou que, com a saída de Wagner, o senador poderá se concentrar em sua defesa e na sua reeleição, além de apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula e do governador Jerônimo Rodrigues. O deputado ressaltou que, ao contrário do governo anterior, que interferia nas investigações, o governo de Lula garante autonomia à Polícia Federal e outras autoridades para conduzir seus trabalhos.
A decisão de Wagner de se afastar da liderança do governo foi tomada após uma reunião com o presidente Lula. Em sua conta no X, Wagner afirmou que a decisão foi em comum acordo, destacando que neste momento, sua prioridade é provar sua inocência e se dedicar à reeleição do presidente e do governador, além de sua própria reeleição ao Senado.
Wagner também mencionou a importância de se manter a transparência nas investigações e que todo cidadão, especialmente aqueles em posições públicas, deve estar sujeito a elas. Essa postura contrasta com a estratégia de alguns membros do governo anterior, que buscavam evitar investigações sobre aliados e familiares.
A Operação Compliance Zero continua a investigar casos envolvendo figuras públicas e suas relações com práticas ilícitas. O desdobramento das investigações pode ter consequências significativas para a política nacional, especialmente em um momento em que o PT busca consolidar sua base de apoio no Senado e na Câmara.