O ex-governador de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda Soares, falecido nesta terça-feira (23), será velado na Assembleia Legislativa de MS (Alems) na quarta-feira (24). O velório terá início às 8h e está aberto ao público.
Marcelo Miranda, avô do deputado estadual João Henrique Catan (Novo), enfrentava problemas renais crônicos há vários anos, e seu estado de saúde se agravou devido a complicações de pneumonia. Em sinal de respeito, a Casa de Leis hasteou suas bandeiras a meio mastro e a Mesa Diretora decretou luto oficial por três dias.
Natural de Belo Horizonte (MG), Marcelo Miranda teve uma carreira política significativa, sendo eleito prefeito de Campo Grande em 1976. Ele foi nomeado governador de Mato Grosso do Sul de 1979 a 1980, e posteriormente eleito senador em 1982. Em 1986, foi novamente eleito governador para um mandato que se estendeu de 1987 a 1990.
Miranda chegou ao Estado na década de 1970 para trabalhar na construção da Usina Hidrelétrica de Jupiá, localizada em Três Lagoas. Durante seu primeiro mandato, que começou oficialmente em 30 de junho de 1979, o Estado vivia um período turbulento, já que o então governador Harry Amorim Costa havia sido exonerado e não havia vice-governador para assumir a função.
A Assembleia Legislativa foi fundamental para a transição de governo. Em 13 de junho de 1979, o Parlamento realizou sua primeira sessão extraordinária para comunicar a exoneração do governador e definir os procedimentos legais necessários para a continuidade administrativa do Estado. O deputado Londres Machado, presidente da Assembleia, assumiu interinamente o governo até a posse de Marcelo Miranda, que foi indicado pelo presidente da República.
O governador atual, Eduardo Riedel (PP), também declarou luto oficial de três dias em decorrência do falecimento de Miranda, com o decreto publicado em edição extra do Diário Oficial. Essa perda marca um momento de luto significativo para a política de Mato Grosso do Sul e seus cidadãos.