Petrobras impulsionada por Eficiência atinge lucro sólido no terceiro trimestre

A Petrobras registrou um aumento significativo no lucro do terceiro trimestre, impulsionado pela eficiência operacional, mesmo com a queda nos preços do petróleo. [...]
Petrobras impulsionada por Eficiência atinge lucro sólido no terceiro trimestre
Foto: © Divulgação/Petrobras

A Petrobras registrou um aumento significativo no lucro do terceiro trimestre, impulsionado pela eficiência operacional, mesmo com a queda nos preços do petróleo.

A Petrobras apresentou um lucro líquido de R$ 32,7 bilhões no terceiro trimestre, um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior. A diretoria da empresa atribuiu o resultado positivo principalmente ao aumento da eficiência operacional de suas plataformas.

Segundo a diretora executiva de Exploração e Produção, Sylvia Anjos, o ganho de eficiência equivale à entrada em operação de uma nova plataforma com capacidade de produção de 160 mil a 180 mil barris por dia. O fator de utilização das refinarias (FUT) atingiu 94%, um resultado considerado “extraordinário” pelo diretor de Processos Industriais e Produtos, William França.

Estratégias e Desafios

A companhia também destacou a otimização da sua logística produtiva, com foco na produção de derivados de maior valor agregado, como diesel, gasolina e querosene de aviação. O diretor executivo de Finanças e de Relações com Investidores, Fernando Melgarejo, ressaltou que os ganhos foram obtidos mesmo com a queda de 13,85% no preço do barril de petróleo Brent.

Apesar dos bons resultados, a diretoria descartou o pagamento de dividendos extraordinários aos acionistas, alegando que não há caixa excedente suficiente para tal distribuição. O diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados, Claudio Schlosser, informou que a Petrobras tem evitado repasses intempestivos da variação do valor dos combustíveis aos preços nas refinarias, buscando uma estratégia comercial mais estável.

Leia mais

Rolar para cima