Zohran Mamdani assume como prefeito de Nova York

O prefeito eleito da cidade de Nova York, Zohran Mamdani, tomou posse nos primeiros minutos do Ano Novo [...]
Zohran Mamdani toma posse como o 112º prefeito da cidade de Nova York — Foto: Zo

O prefeito eleito da cidade de Nova York, Zohran Mamdani, tomou posse nos primeiros minutos do Ano Novo, na histórica estação de metrô City Hall, com sua esposa, Rama Duwaji, ao seu lado. O juramento, no qual ele prometeu apoiar a Constituição dos Estados Unidos e as leis de Nova York, foi prestado perante a Procuradora-Geral do Estado de Nova York, Letitia James.

Mamdani foi um candidato pioneiro e muitos em sua cidade de 8 milhões de habitantes esperam, alguns com esperança, outros com apreensão, que ele seja um prefeito que cause impacto. Os planos do socialista para seu primeiro dia no cargo refletem suas políticas e prioridades, sem se distanciar muito de seus antecessores, com uma cerimônia oficial de posse à meia-noite, seguida por uma cerimônia mais festiva à tarde.

A escolha do metrô, segundo a equipe de transição de Mamdani, reflete seu “compromisso com os trabalhadores que mantêm nossa cidade funcionando todos os dias”. Mamdani, um ex-deputado estadual de 34 anos, prometeu congelamento dos aluguéis, ônibus e creches gratuitos, construindo uma campanha em torno de questões de acessibilidade que alguns consideram um caminho promissor para o Partido Democrata em todo o país.

A procuradora-geral James esteve entre seus primeiros apoiadores de destaque. Durante o primeiro mandato do presidente Donald Trump, James iniciou uma investigação sobre suas práticas comerciais em Nova York, o que resultou em uma decisão judicial, em 2024, que considerou Trump fraudulentamente inflado seu patrimônio líquido para enganar credores.

Leia mais

Rolar para cima