Horas após um terremoto de magnitude 8.8 sacudir a Península de Kamtchatka, na Rússia, o vulcão Klyuchevskoy, o ponto mais alto da região, entrou em erupção nesta quarta-feira (29). O Serviço Geofísico Unificado da Academia Russa de Ciências emitiu o alerta sobre a atividade vulcânica por volta das 16h, horário local (10h no horário de Brasília).
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Imagens divulgadas pelo serviço mostram lava incandescente descendo pela encosta oeste do vulcão. de notícias russa RIA, um brilho intenso é visível acima do vulcão e explosões podem ser ouvidas na área. A última erupção do Klyuchevskoy havia ocorrido em abril de 2025. Equipes de resgate já haviam recomendado que o vulcão, com 4.850 metros de altitude, e outros da região não fossem visitados devido ao aumento da atividade sísmica.
O terremoto que precedeu a erupção vulcânica atingiu Kamtchatka na manhã de quarta-feira (30), horário local. O tremor também foi sentido no Japão e no Havaí, nos Estados Unidos, levando as autoridades a emitirem alertas de tsunami.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do terremoto foi localizado a 125 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, cidade com 165 mil habitantes. O tremor, registrado a uma profundidade de 19,3 km, pode ter favorecido a formação de tsunamis. O governo russo informou que um tsunami perigoso foi observado na costa de Kamtchatka, com ondas de até 4 metros. Parte da população de algumas áreas da península foi evacuada.
A estatal Tass relatou que o terremoto causou ferimentos leves em algumas pessoas, inclusive em um aeroporto. Os Estados Unidos emitiram alertas de “ondas perigosas” para a Rússia, Japão e Havaí. No Havaí, as ondas atingiram a costa durante a madrugada, resultando no cancelamento de voos em Maui e na suspensão de atividades comerciais. A estatal japonesa informou que um tsunami atingiu o norte do país, com ondas abaixo de 1 metro. Alertas de emergência foram emitidos no Japão, com a previsão de ondas de até 3 metros.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC) confirmou que um tsunami atingiu o Havaí, o que levou o governo estadual a ordenar a evacuação de áreas costeiras. Avisos foram emitidos para quase toda a costa do continente americano, incluindo países como Estados Unidos, México, Chile e Equador, embora o risco nessas áreas seja considerado menor.