PUBLICIDADE

Vulcão Entra em Erupção na Rússia Após Forte Terremoto na Península de Kamtchatka

Horas após um terremoto de magnitude 8.8 sacudir a Península de Kamtchatka, na Rússia, o vulcão Klyuchevskoy, o ponto mais alto da região, entrou em [...]

Horas após um terremoto de magnitude 8.8 sacudir a Península de Kamtchatka, na Rússia, o vulcão Klyuchevskoy, o ponto mais alto da região, entrou em erupção nesta quarta-feira (29). O Serviço Geofísico Unificado da Academia Russa de Ciências emitiu o alerta sobre a atividade vulcânica por volta das 16h, horário local (10h no horário de Brasília).

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Após um terremoto de magnitude 8.8 na Península de Kamtchatka, Rússia, o vulcão Klyuchevskoy, com 4.850 metros de altitude, entrou em erupção, emitindo lava e explosões visíveis. O terremoto, com epicentro a 125 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, gerou um tsunami com ondas de até 4 metros na costa russa, levando à evacuação de áreas e causando ferimentos leves. Alertas de tsunami foram emitidos para o Japão, Havaí e costa do continente americano, com ondas atingindo o Havaí e o norte do Japão, resultando em cancelamentos de voos e suspensão de atividades.

Imagens divulgadas pelo serviço mostram lava incandescente descendo pela encosta oeste do vulcão. de notícias russa RIA, um brilho intenso é visível acima do vulcão e explosões podem ser ouvidas na área. A última erupção do Klyuchevskoy havia ocorrido em abril de 2025. Equipes de resgate já haviam recomendado que o vulcão, com 4.850 metros de altitude, e outros da região não fossem visitados devido ao aumento da atividade sísmica.

O terremoto que precedeu a erupção vulcânica atingiu Kamtchatka na manhã de quarta-feira (30), horário local. O tremor também foi sentido no Japão e no Havaí, nos Estados Unidos, levando as autoridades a emitirem alertas de tsunami.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do terremoto foi localizado a 125 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, cidade com 165 mil habitantes. O tremor, registrado a uma profundidade de 19,3 km, pode ter favorecido a formação de tsunamis. O governo russo informou que um tsunami perigoso foi observado na costa de Kamtchatka, com ondas de até 4 metros. Parte da população de algumas áreas da península foi evacuada.

A estatal Tass relatou que o terremoto causou ferimentos leves em algumas pessoas, inclusive em um aeroporto. Os Estados Unidos emitiram alertas de “ondas perigosas” para a Rússia, Japão e Havaí. No Havaí, as ondas atingiram a costa durante a madrugada, resultando no cancelamento de voos em Maui e na suspensão de atividades comerciais. A estatal japonesa informou que um tsunami atingiu o norte do país, com ondas abaixo de 1 metro. Alertas de emergência foram emitidos no Japão, com a previsão de ondas de até 3 metros.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC) confirmou que um tsunami atingiu o Havaí, o que levou o governo estadual a ordenar a evacuação de áreas costeiras. Avisos foram emitidos para quase toda a costa do continente americano, incluindo países como Estados Unidos, México, Chile e Equador, embora o risco nessas áreas seja considerado menor.

Leia mais

Rolar para cima