PUBLICIDADE

Vídeo Viral: Demolição Não Ocorrida na China, Mas Sim em Parque Temático Indonésio

Um vídeo circulando nas redes sociais, especialmente no X (antigo Twitter), alega mostrar a demolição de uma mesquita na China, acompanhado de comentários inflamados. As [...]

Um vídeo circulando nas redes sociais, especialmente no X (antigo Twitter), alega mostrar a demolição de uma mesquita na China, acompanhado de comentários inflamados. As imagens exibem uma estrutura com características arquitetônicas similares às de uma mesquita, incluindo um domo branco e coloração verde-água, sendo derrubada por uma escavadeira.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Um vídeo viral no X (antigo Twitter) alegava mostrar a demolição de uma mesquita na China, mas a informação é falsa. A gravação autêntica, verificada por técnicas de checagem de fatos, retrata a demolição de uma construção no parque temático Hibisc Fantasy, em Bogor, Indonésia, ocorrida em março de 2025. A identificação do local foi possível através de busca reversa de imagens no Google Lens, que revelou publicações anteriores do vídeo. A demolição foi ordenada pelo governo regional sob alegações de que a construção causava enchentes e excedia as dimensões permitidas.

Contudo, a alegação de que o vídeo retrata a destruição de uma mesquita na China é falsa. Apesar da autenticidade da gravação, a demolição mostrada ocorreu em março de 2025, na Indonésia. O local demolido era uma construção dentro do parque temático Hibisc Fantasy, situado em Bogor.

A identificação do local correto foi possível através de técnicas de verificação de fatos. Utilizando a plataforma InViD, o vídeo foi fragmentado em quadros estáticos, os quais foram submetidos a uma busca reversa de imagens no Google Lens. Esse processo revelou publicações anteriores do mesmo vídeo.

Uma publicação em específico, datada de 7 de março, no Instagram de um veículo local, identificou a demolição como sendo da área de recreação Hibiscus Fantasy Puncak, localizada em Cisarua, na Regência de Bogor, em meio a uma plantação de chá.

De acordo com informações da mídia local, a demolição da estrutura foi ordenada pelo governo regional. As justificativas para a ação incluíam alegações de que a construção estaria causando enchentes na área e que teria excedido as dimensões permitidas pelas regulamentações locais.

Leia mais

Rolar para cima