Max Verstappen assegurou uma pole position memorável para o Grande Prêmio da Itália, realizado em Monza. O piloto da Red Bull cravou o tempo de 1min18s792, superando Lando Norris por uma margem estreita de 0s077.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Essa marca não só garantiu a Verstappen a pole, como também quebrou o recorde da pista, que antes pertencia a Lewis Hamilton desde 2020. Adicionalmente, o holandês estabeleceu um novo marco de velocidade média na história da Fórmula 1, atingindo 264,6 km/h.
Com esta conquista, Verstappen alcançou sua 45ª pole na carreira, tornando-se o piloto da Red Bull com o maior número de poles, ultrapassando Sebastian Vettel.
“Foi muito apertado. Fizemos ajustes que me permitiram forçar um pouco mais. Estar na pole aqui é fantástico”, declarou Verstappen após a qualificação.
A McLaren, que demonstrou força na temporada, viu a vitória escapar nos últimos instantes. Norris, que largará ao lado de Verstappen, expressou frustração, mas reconheceu o desempenho do rival.
Charles Leclerc, da Ferrari, garantiu o quarto lugar, reconhecendo a superioridade da Red Bull e McLaren. Hamilton, agora na equipe italiana, terminou em quinto, mas largará em décimo devido a uma punição. Oscar Piastri, completa a segunda fila do grid.
O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto também teve um bom desempenho em Monza, garantindo o sétimo lugar no grid, igualando sua melhor posição de largada, alcançada no GP da Hungria. Ele avaliou sua performance, destacando que forçou demais na última volta com os pneus novos, mas considera que a posição é forte para a corrida.
Bortoleto fez o tempo de 1min19s390. Com a punição a Hamilton, ele ganhou uma posição no grid. O GP da Itália será disputado neste domingo.