Uso de urnas eletrônicas no Brasil completa 30 anos

O uso das urnas eletrônicas no Brasil completa 30 anos em 2026, com avanços significativos em segurança, transparência e acessibilidade [...]
Urna eletrônica utilizada nas eleições — Foto: Urna eletrônica utilizada nas ele

O uso das urnas eletrônicas no Brasil completa 30 anos em 2026. Considerado uma inovação que transformou a votação no país, o primeiro modelo possuía poucas funcionalidades. Basicamente teclado numérico semelhante ao de um telefone, com números em braile.

A expansão foi rápida, e em 1998, a votação eletrônica ocorreu em 537 municípios com mais de 40 mil eleitores. Em 2000, o sistema passou a ser utilizado em todos os municípios brasileiros, informatizando completamente as eleições.

Desde sua criação, a urna eletrônica passou por diversas atualizações tecnológicas, tanto em seu hardware quanto nos softwares. A última geração possui novo design e melhorias relacionadas à capacidade de processamento das informações, interação com o mesário por meio de teclado sensível ao toque e diretivas de segurança do equipamento.

A evolução desses aparelhos trouxe avanços em diversas frentes, incluindo segurança, transparência, acessibilidade, celeridade e sustentabilidade. Além disso, a identificação biométrica torna o processo eleitoral ainda mais seguro, ao impedir que uma pessoa tente votar no lugar de outra.

Leia mais

Rolar para cima