PUBLICIDADE

Turismo Inclusivo Impulsiona Economia e Celebra o Dia do Idoso

Nesta quarta-feira, o Dia Nacional e Internacional do Idoso reacende o debate sobre a importância e o valor das pessoas com mais de 60 anos. [...]

Nesta quarta-feira, o Dia Nacional e Internacional do Idoso reacende o debate sobre a importância e o valor das pessoas com mais de 60 anos. Longe de ser uma fase de limitações, a maturidade tem se mostrado um período de envelhecimento ativo, marcado pela busca por autonomia, novas experiências e, cada vez mais, pelo desejo de viajar.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

No Dia do Idoso, a notícia destaca o crescimento do turismo para a terceira idade no Brasil, impulsionado pelo aumento de 30% na população idosa entre 2012 e 2021, conforme dados do IBGE. O segmento é considerado estratégico devido à flexibilidade e familiaridade dos idosos com a internet, contribuindo para mitigar a sazonalidade do turismo. O ministro do Turismo ressalta o compromisso em aprimorar o atendimento a esse público, visando um turismo com conforto e dignidade. Em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o Ministério do Turismo elaborou a cartilha "Atender Bem Turistas Idosos" para orientar o setor.

O segmento do turismo para a terceira idade se consolida como um nicho estratégico e em franca expansão no Brasil. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE revelam um crescimento de mais de 30% na população idosa entre 2012 e 2021, representando atualmente 14,7% da população brasileira. Com o aumento da expectativa de vida, essa tendência aponta para um futuro promissor para o setor de viagens.

O turista com mais de 60 anos apresenta características que o tornam um cliente valioso. A maior flexibilidade de tempo permite que ele viaje em períodos de baixa temporada, contribuindo para mitigar a sazonalidade nos destinos. Além disso, esse público demonstra crescente familiaridade com a internet, utilizando-a para pesquisar, planejar e adquirir suas viagens online.

O ministro do Turismo enfatiza o compromisso em aprimorar o atendimento a esse público no setor. “O turismo na terceira idade é um dos segmentos de maior crescimento, e nossos idosos têm o direito de viajar com conforto, segurança e dignidade, explorando as belezas do Brasil. O Ministério do Turismo se dedica a garantir que toda a cadeia do setor esteja preparada para receber esse público, que possui um grande potencial para impulsionar a economia e enriquecer nossas vidas com suas histórias”, declara.

Em sintonia com o objetivo da nova Lei Geral do Turismo de democratizar o acesso às viagens no país, o Ministério do Turismo, em colaboração com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, elaborou a cartilha “Atender Bem Turistas Idosos”.

Esta publicação oferece aos empreendimentos e destinos informações sobre as particularidades do público com mais de 60 anos, além de dicas práticas para oferecer uma recepção de qualidade, assegurando que a experiência de viajar pelo Brasil seja acolhedora e memorável para todos.

Leia mais

Rolar para cima