Em conversa telefônica, os presidentes discutiram economia e comércio, além de futuras reuniões
Em telefonema, Trump expressou a Lula otimismo quanto à relação entre Brasil e EUA. Eles abordaram temas como economia e comércio bilateral.
Após contato telefônico nesta segunda-feira (6), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou ao presidente Luís Inácio Lula da Silva sua expectativa de que Brasil e EUA mantenham uma boa relação. A conversa abordou temas como economia e comércio entre os dois países.
Os dois chefes de Estado conversaram por cerca de 30 minutos por videoconferência. Lula solicitou a Trump a retirada da sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, além de discutir medidas restritivas aplicadas contra autoridades do Brasil.
Segundo o Planalto, os presidentes recordaram a boa impressão do encontro anterior em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU. Trump indicou o secretário de Estado Marco Rubio para dar andamento às tratativas com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad.
Lula convidou Trump para a COP30, que ocorrerá em Belém em novembro, e se mostrou disponível para viajar aos Estados Unidos. Trump e Lula trocaram números de telefone para comunicação direta.