Trump relaciona desprezo por Nobel da Paz à ameaça sobre Groenlândia

O presidente dos EUA vinculou seu desejo de assumir o controle da Groenlândia ao fato de não ter sido agraciado com o Prêmio Nobel da [...]
Protesto contra a exigência do presidente dos EUA, Donald Trump, de que a ilha á

O presidente dos EUA, Donald Trump, vinculou seu desejo de assumir o controle da Groenlândia ao fato de não ter sido agraciado com o Prêmio Nobel da Paz. Trump se recusou a dizer se usaria a força para tomar a Groenlândia, mas reiterou sua ameaça de atingir nações europeias com tarifas caso um acordo não seja alcançado.

A disputa pela ilha ameaça reacender uma guerra comercial com a Europa. A União Europeia avalia medidas para retaliar as ameaças de Trump, que prometeu implementar tarifas contra oito países contrários à anexação da Groenlândia.

A ameaça de Trump abalou o setor industrial europeu e provocou ondas de choque nos mercados financeiros. Investidores temem um retorno à volatilidade da guerra comercial de 2025, que só diminuiu quando as partes chegaram a acordos tarifários.

O governo da Dinamarca e outros países europeus condenaram as ameaças tarifárias de Trump e avaliam medidas para proteger seus interesses. O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, disse que a ilha não está à venda e que a Dinamarca tem o direito de protegê-la.

Leia mais

Rolar para cima