O presidente dos EUA, Donald Trump, convidou os presidentes da Argentina, Javier Milei, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, para integrar o Conselho da Paz. O órgão supervisionará o governo tecnocrático da Faixa de Gaza. Milei afirmou que é uma honra para a Argentina integrar o conselho como membro fundador.
O conselho terá autoridade sobre o Comitê Nacional para o Governo de Gaza, liderado por Ali Shaath, ex-ministro dos Transportes da Autoridade Palestina. O plano de paz dos EUA prevê envio de força militar árabe, desarmamento do Hamas e futura criação de um Estado palestino.
O Hamas condiciona a entrega das armas ao reconhecimento do Estado palestino. O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, afirma que nunca permitirá essa medida. O conselho da paz em Gaza terá membros como Marco Rubio, Tony Blair, Steve Witkoff e Jared Kushner.
O plano de paz dos EUA foi apresentado em setembro de 2025 e recebeu aprovação de Tel Aviv, do Hamas e do Conselho de Segurança da ONU em novembro. Trump presidirá o conselho e terá controle administrativo e militar do território.