O Brasil registrou 84.760 ocorrências de desaparecidos em 2025. Deste total, 23.919 envolviam pessoas menores de 18 anos de idade, o que representa 28% do número total. Dentre essas ocorrências, as meninas representam a maioria dos desaparecimentos, com 62%.
Em média, foram registrados 66 boletins de ocorrência por dia envolvendo o desaparecimento de menores de 18 anos durante 2025. Isso representa um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. Os homens representam 64% dos desaparecimentos.
O estudo revela que existem categorias diferentes para o desaparecimento no Brasil. Elas são: voluntário, quando a pessoa se afasta por vontade própria; involuntário, quando a pessoa se afasta sem uso de violência (como desorientação ou acidentes); forçado, quando envolve crimes e violência; e estratégico, quando a criança ou adolescente foge para sobreviver a maus-tratos ou ambientes familiares abusivos.
O estudo destaca a importância de se conhecer os motivos e as categorias dos desaparecimentos para que as autoridades possam tomar medidas eficazes para prevenir e resolver esses casos. Além disso, é fundamental que a sociedade se mobilize para ajudar as famílias e as crianças e adolescentes envolvidos nesses casos.