Terreiro de umbanda é oficializado como patrimônio histórico na capital paulista

O Templo Espiritualista de Umbanda São Benedito, em São Paulo, tornou-se o primeiro terreiro da capital reconhecido como patrimônio histórico municipal nesta quarta-feira (15). [...]
Ouvir notícia 00:00

Primeiro da cidade a receber o reconhecimento, o Templo Espiritualista de Umbanda São Benedito terá seus espaços e práticas protegidos por lei.

O Templo Espiritualista de Umbanda São Benedito, em São Paulo, tornou-se o primeiro terreiro da capital reconhecido como patrimônio histórico municipal nesta quarta-feira (15).

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) oficializou nesta quarta-feira (15) o Templo Espiritualista de Umbanda São Benedito como patrimônio histórico municipal, marcando um precedente em Pinheiros, na zona oeste da capital paulista. Com a decisão, este se torna o primeiro terreiro de umbanda da cidade a receber tal reconhecimento, garantindo proteção legal contra desmontes e despejos de seus espaços físicos e práticas religiosas.

Fundado em 1988, o templo desempenha um papel crucial na preservação da memória e das tradições da umbanda, conforme destacado pela Prefeitura de São Paulo. Além de sua relevância espiritual e cultural, a instituição também contribuiu significativamente para a história do bairro de Pinheiros ao longo das décadas.

A aprovação do tombamento ocorreu por unanimidade entre os membros do Conpresp. Para assegurar a equidade e objetividade no processo, o conselho desenvolveu critérios técnicos específicos destinados à avaliação de espaços religiosos de matrizes afro-brasileiras, estabelecendo parâmetros claros para o reconhecimento do interesse público.

Leia mais

Rolar para cima