A chegada de uma frente fria em Mato Grosso do Sul traz temperaturas que podem chegar a 0°C, elevando a preocupação com a saúde cardiovascular. A previsão é de que as mínimas caiam até 5°C a partir da terça-feira (23), podendo resultar na onda de frio mais intensa do ano de 2026.
Guilherme Bertão, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia em Mato Grosso do Sul, explica que o frio pode causar uma sobrecarga no coração. Durante períodos de baixas temperaturas, o corpo sofre adaptações que visam manter a temperatura interna, mas isso pode afetar o sistema cardiovascular.
Carlos Eduardo Zanoni, cardiologista e professor da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp), ressalta que o frio leva à contração dos vasos sanguíneos, o que pode elevar a pressão arterial. Essa condição faz com que o coração trabalhe mais para bombear o sangue, aumentando o risco de formação de coágulos e, consequentemente, complicações cardiovasculares e cérebrovasculares.
O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec-MS) prevê que o sul do estado terá mínimas entre 0°C e 2°C na quarta-feira (24). Em Campo Grande, as temperaturas devem registrar mínimas de 12°C na terça, 10°C na quarta e 8°C na quinta (25).
As baixas temperaturas são associadas ao aumento do risco de infarto agudo do miocárdio e Acidentes Cardiovasculares. Além disso, podem causar descontrole da pressão arterial e agravar condições cardíacas pré-existentes. Os grupos mais vulneráveis incluem idosos e pessoas com doenças como arritmias, insuficiência cardíaca, diabetes e hipertensão.
Os especialistas alertam que os sintomas de problemas cardíacos podem incluir dores no peito, falta de ar, palpitações, tonturas e cansaço desproporcional ao esforço. Caso algum desses sinais seja percebido, é fundamental buscar atendimento médico imediatamente.