Pesquisadores desenvolveram um novo sistema de transmissão óptica que une alta velocidade e segurança quântica. A tecnologia promete blindar os data centers de Inteligência Artificial contra ameaças futuras e suportar a crescente demanda por dados. Ela utiliza um tipo especial de cabo de fibra óptica com múltiplas 'pistas' internas.
O sistema permite proteger a informação sem causar interferência ou lentidão, resolvendo um grande desafio técnico. A física quântica garante que qualquer tentativa de espionar ou copiar a chave altere seu estado, alertando sobre a invasão. Isso é fundamental para proteger os dados de hoje contra futuros computadores quânticos.
Nos testes, o sistema transmitiu dados a 2 terabits por segundo enquanto gerava chaves quânticas de forma estável. A quantidade de chaves criadas em 24 horas seria capaz de proteger um volume de dados tão grande que equivaleria a baixar todo o catálogo da Netflix mais de 20 vezes em apenas um segundo.
O crescimento explosivo da Inteligência Artificial está criando uma demanda gigantesca por velocidade e tráfego de dados, e a infraestrutura atual pode não suportar esse volume no futuro. Além disso, a nova tecnologia é mais eficiente, o que pode ajudar a diminuir o enorme consumo de energia e água dos data centers que rodam aplicações de IA.