Ação da Polícia Civil visa desarticular redes de receptação e reduzir roubos de aparelhos.
A Polícia Civil de SP enviou notificações para cerca de mil celulares roubados, dando três dias para comprovar a legalidade ou devolvê-los.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
A Polícia Civil de São Paulo, através do sistema SP Mobile, notificou cerca de mil proprietários de celulares com queixa de roubo ou furto. A ação, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), tem como objetivo recuperar os aparelhos e combater a receptação.
Os proprietários dos celulares foram identificados após cruzamento de dados de boletins de ocorrência com informações fornecidas pelas operadoras de telefonia.
Os notificados têm um prazo de três dias para comparecer à delegacia, comprovar a legalidade do aparelho ou devolvê-lo voluntariamente. O não cumprimento da intimação pode acarretar em processo por crime de receptação, dependendo da situação. Segundo o delegado Rodolfo Latif Sebba, coordenador do SP Mobile, o sistema está em constante aprimoramento.
Ações e Resultados do SP Mobile
O SP Mobile, implementado em junho deste ano, emite notificações mensalmente e realiza buscas com mandados judiciais e fiscalizações em estabelecimentos comerciais. Até o momento, mais de 11 mil aparelhos foram recuperados através de comparecimentos voluntários, buscas e ações conjuntas das polícias Civil e Militar.
A SSP-SP também registrou a entrega espontânea de celulares por pessoas que não receberam notificação, demonstrando maior preocupação dos cidadãos com a procedência dos aparelhos. Em uma operação recente, a Polícia Civil prendeu três pessoas e apreendeu 43 celulares, desmantelando uma rede de receptação na capital paulista.
As investigações apontam que a quadrilha movimentava entre 20 e 30 celulares por dia. Onze pessoas foram conduzidas ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) para prestar depoimento e serão investigadas por envolvimento no esquema.
