SP: mais um preso por morte de ex-delegado

A Polícia Civil de São Paulo prendeu mais um suspeito de envolvimento no assassinato do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes. A prisão ocorreu em Cotia e [...]

Quinto suspeito de envolvimento no assassinato de Ruy Ferraz Fontes foi detido em Cotia, na Grande São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo prendeu mais um suspeito de envolvimento no assassinato do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes. A prisão ocorreu em Cotia e este é o quinto suspeito preso.

Mais um suspeito de participar do assassinato do ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, foi preso nesta segunda-feira (6) pela Polícia Civil de São Paulo. A prisão ocorreu em Cotia, na Grande São Paulo. O nome do detido não foi divulgado pelas autoridades.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que essa é a quinta prisão relacionada ao caso. Ruy Ferraz Fontes foi morto no dia 15 de setembro em Praia Grande, em um bairro próximo à prefeitura e ao fórum.

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o carro de Ruy Ferraz Fontes era perseguido em alta velocidade. Após capotar entre dois ônibus, três homens armados com fuzis saíram de outro veículo e efetuaram disparos contra o ex-delegado.

Ruy Ferraz Fontes dedicou mais de 40 anos à Polícia Civil, passando pela Divisão de Homicídios do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) e pela 1ª Delegacia de Polícia da Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc). Ele também chefiou a 5ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Furtos e Roubos a Bancos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e comandou outras delegacias e divisões na capital.

Além disso, foi diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DECAP) e esteve à frente da Delegacia Geral de Polícia do Estado de São Paulo. Nos anos 2000, Ferraz foi responsável pela prisão de lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC), quando atuava na repressão a roubo de bancos, e também como delegado-geral, função que exerceu até 2022. Após se aposentar, ele assumiu a Secretaria de Administração de Praia Grande (janeiro de 2023), permanecendo na gestão iniciada em 2025 com o prefeito Alberto Mourão.

Leia mais

Rolar para cima