SIA fecha 2025 com resiliência no agro e projeta retomada estruturada para 2026

O setor agrícola enfrentou desafios em 2025, mas a SIA projeta uma retomada estruturada para 2026 [...]
Visão da consultoria pós COP30 — Foto: Visão da consultoria pós COP30, é de que

A SIA encerrou 2025 em meio a um dos períodos mais desafiadores recentes do agronegócio, marcado por clima adverso, queda nos preços das commodities e forte restrição de crédito. O ano exigiu reorganização e foco em eficiência, resultando em aprendizado e revisão de estratégias. O diretor executivo da SIA destaca que a combinação entre perdas climáticas acumuladas e retração de preços afetou culturas como soja e arroz.

A pecuária começou a retomar valor, especialmente pela percepção de que ela precisa ser mais profissional e integrada às culturas de verão. A retração nos investimentos nas lavouras também reforça a necessidade de planejamento mais criterioso nos próximos ciclos. A SIA avalia que os próximos anos serão de reorganização.

O setor de distribuição de insumos passa por uma reestruturação muito forte após vários insucessos dos modelos de consolidação e expansão de grandes players. É preciso repensar o setor, que as margens estão muito pressionadas, há uma necessidade enorme de acesso ao crédito e de outras fontes de captação de recursos além do tradicional.

Com uma visão prudente e otimista, a SIA projeta uma retomada estruturada para 2026, com foco na pecuária e na sustentabilidade. O agro deve ser protagonista das soluções climáticas, não como vilão. A pecuária retoma a sua condição de ser uma alternativa muito relevante para a retomada desses negócios, uma vez que a agricultura e a pecuária andam muito juntas nas propriedades rurais.

Leia mais

Rolar para cima