A vigilância na fronteira e a diminuição dos índices de criminalidade serão prioridades da Sejusp no próximo ano, segundo apresentação ao governador Eduardo Riedel. O documento foi assinado no programa Contrato de Gestão 2026, que define ações para melhorar a segurança pública e a qualidade de vida no estado.
Antônio Carlos Videira, secretário de Justiça e Segurança Pública, afirmou que serão ampliados recursos para policiamento preventivo e reforço no controle da fronteira. Ele também ressaltou que os investimentos em áreas críticas, junto à celeridade nas entregas, visam consolidar os bons resultados já alcançados em redução de crimes, considerados referência nacional.
O contrato prevê ainda a expansão gratuita da emissão de carteiras de identidade em assentamentos, aldeias e comunidades mais remotas. A pasta também busca fortalecer o sistema prisional, garantindo estruturas adequadas e maior acesso à educação e ao trabalho para presos, com o objetivo de promover transformação social.
O Detran-MS, vinculado à Sejusp, apresentou três metas principais: reforma e ampliação das agências, instalação de sinalização em mais de 20 municípios e novos totens de autoatendimento. Rudel Trindade Júnior, diretor-presidente do Detran, destacou a importância de aprimorar serviços digitais e comunicação para agilizar o licenciamento e alertar sobre vencimento de carteiras de habilitação.