San Siro: Prefeitura de Milão aprova venda e estádio será demolido

O icônico estádio San Siro, palco de inúmeras partidas históricas, será demolido. A decisão foi tomada após a Prefeitura de Milão aprovar a venda do [...]

O icônico estádio San Siro, palco de inúmeras partidas históricas, será demolido. A decisão foi tomada após a Prefeitura de Milão aprovar a venda do estádio para os clubes Inter de Milão e Milan. A aprovação, resultado de mais de 11 horas de debate, ocorreu por 24 votos a favor e 20 contra. O valor da transação é de 197 milhões de euros.

Os dois clubes divulgaram um comunicado conjunto celebrando a decisão, classificando-a como um “avanço histórico e decisivo” para o futuro das equipes e da cidade. Inter e Milan reafirmaram o desejo de construir um novo estádio de nível mundial, que se tornará um novo ícone arquitetônico para Milão e um símbolo da paixão dos torcedores. Com a venda, os clubes se tornarão proprietários do estádio e dos terrenos adjacentes.

Os proprietários dos clubes e o prefeito de Milão celebraram a aprovação após anos de discussões sobre o projeto, avaliado em 1,2 bilhão de euros. A proposta de compra do estádio foi apresentada em março, após um projeto anterior ter sido abandonado em 2023.

Caso a venda seja concretizada em breve, Inter e Milan assumirão o controle de uma vasta área de terrenos públicos, onde pretendem construir o novo estádio, com capacidade para 71.500 torcedores, com previsão de inauguração em 2031. Após a conclusão da nova arena, o atual San Siro, o maior estádio da Itália com capacidade para 75.000 espectadores, será demolido.

A aprovação da venda foi facilitada pela abstenção dos vereadores do partido de direita ‘Forza Italia’. Partidos de extrema direita e alguns vereadores da base de apoio do governo local votaram contra a proposta.

Leia mais

Rolar para cima