Sabino deve permanecer no Turismo e enfrentar expulsão do União Brasil

Celso Sabino pretende comunicar a Lula, na próxima terça (7), que permanecerá no cargo, mesmo enfrentando processo de expulsão do União Brasil. [...]

Ministro pretende oficializar a decisão ao presidente Lula na próxima terça-feira (7), mostrando que optou por permanecer ao lado do governo.

Celso Sabino pretende comunicar a Lula, na próxima terça (7), que permanecerá no cargo, mesmo enfrentando processo de expulsão do União Brasil.

Apesar da pressão do União Brasil para que seus filiados deixem o governo, o ministro do Turismo, Celso Sabino, pretende permanecer no cargo e enfrentar o processo de expulsão movido pelo partido. A decisão deverá ser comunicada ao presidente Lula na próxima terça-feira (7), marcando sua escolha por se manter alinhado ao governo.

Sabino, segundo aliados, apresentará uma pesquisa sobre a percepção popular da COP30, evento que ocorrerá em Belém. O ministro, que almeja uma vaga no Senado pelo Pará no próximo ano, vê no cargo uma importante vitrine. Ele argumenta que não pode deixar o ministério a um mês da conferência climática da ONU, sediada na capital de seu estado.

O ministro tem como trunfo político o apoio do presidente Lula, que conta com sua presença no governo para fomentar uma divisão no União Brasil, cuja direção nacional demonstra apoio a um candidato de oposição. A permanência de André Fufuca, do Esporte, também é considerada.

De acordo com interlocutores, os sucessivos gestos de prestígio de Lula foram decisivos para Sabino permanecer no governo. O União Brasil determinou em 18 de setembro que seus filiados entregassem os cargos no governo, mas Sabino vem adiando o cumprimento dessa diretriz. A defesa de uma convenção do partido para ouvir todos os estados e lideranças antes de decidir sobre a saída do governo é uma das estratégias consideradas.

Leia mais

Rolar para cima