Relator do acordo UE-Mercosul confia em aprovação rápida na câmara após parecer favorável

O deputado Arlindo Chinaglia entregou parecer favorável ao acordo UE-Mercosul nesta segunda-feira (9) e prevê análise acelerada no Congresso, mesmo com possíveis pedidos de vista. [...]
Arlindo Chinaglia avalia velocidade na aprovação do tratado no plenário da Câmar

O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), relator na Câmara do acordo entre a União Europeia e o Mercosul, apresentou parecer favorável ao texto finalizado em 16 de janeiro após mais de duas décadas de negociações. Ele espera que a aprovação na Representação Brasileira no Parlasul, comissão mista do Congresso, ocorra ainda nesta semana, na terça-feira (10).

O acordo deverá seguir em regime de urgência para o plenário da Câmara na semana seguinte ao Carnaval, conforme projeção do relator. Mesmo que algum congressista solicite vista para análise mais aprofundada, Chinaglia afirmou que a tramitação será mantida em ritmo rápido, também sendo votado na próxima semana.

Após aprovação na Câmara, o texto ainda precisará ser avaliado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado antes de chegar ao plenário. O processo segue requisitos de todas as partes signatárias, que incluem países do Mercosul e os 27 da União Europeia.

A implementação do acordo, que englobará 720 milhões de pessoas e um PIB acumulado de US$ 22,4 trilhões, pode enfrentar atrasos superiores a um ano devido à judicialização aprovada pelo Parlamento Europeu em 21 de janeiro.

Leia mais

Rolar para cima