Estudo do Instituto Ânima revela que a confiança no professor impacta positivamente o desenvolvimento dos estudantes.
Pesquisa inédita do Instituto Ânima demonstra que a relação de confiança entre alunos e professores impulsiona o desenvolvimento do propósito de vida nos estudantes.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
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Uma pesquisa inédita do Instituto Ânima, em parceria com a USP, revelou que a relação entre professor e aluno exerce forte influência na construção do propósito de vida dos estudantes. O estudo, baseado em 500 mil respostas de alunos e educadores de cinco estados, destaca a importância da confiança no professor.
O levantamento indica que estudantes que se sentem à vontade para conversar com seus professores sobre seus sentimentos apresentam um índice de propósito de vida 16% maior em comparação com aqueles que não possuem essa abertura. A pesquisa também aponta que o apoio familiar eleva essa média em 20%.
Saúde Mental e Propósito de Vida
A pesquisa correlaciona a saúde mental com o propósito de vida, demonstrando que estudantes com o mesmo nível de saúde mental apresentam uma diferença de até 30% no propósito de vida, dependendo da relação com o professor. Fatores como bullying, pressão estética, problemas financeiros e solidão foram identificados como riscos à saúde mental.
O estudo ainda aponta que as competências socioemocionais, como a convivência respeitosa e a tomada de decisões conscientes, lideram os fatores que contribuem para o desenvolvimento do propósito de vida (54,9%), seguidas pela qualidade da relação com o docente (14,7%).
O Instituto Ânima, em parceria com a Fundação Z Zurich, desenvolve o projeto Papo de Cabeça, que visa promover o desenvolvimento de competências socioemocionais nas escolas. A iniciativa oferece cursos de pós-graduação e extensão para professores, buscando fortalecer a relação entre educadores e alunos.
O jogo Conexões que Cuidam também é distribuído gratuitamente para estimular o autoconhecimento e a autorregulação dos alunos.
