PUBLICIDADE

Relação Professor-Aluno Fortalece Propósito de Vida, Aponta Pesquisa

Pesquisa inédita do Instituto Ânima demonstra que a relação de confiança entre alunos e professores impulsiona o desenvolvimento do propósito de vida nos estudantes. [...]

Estudo do Instituto Ânima revela que a confiança no professor impacta positivamente o desenvolvimento dos estudantes.

Pesquisa inédita do Instituto Ânima demonstra que a relação de confiança entre alunos e professores impulsiona o desenvolvimento do propósito de vida nos estudantes.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Uma pesquisa inédita do Instituto Ânima, em parceria com a USP, revelou que a relação de confiança entre alunos e professores impacta positivamente no desenvolvimento do propósito de vida dos estudantes. O estudo, baseado em 500 mil respostas de alunos e educadores de cinco estados, indica que estudantes que conversam abertamente com seus professores apresentam um índice de propósito de vida 16% maior. A pesquisa também correlaciona saúde mental e propósito de vida, mostrando uma diferença de até 30% no propósito de vida dependendo da relação com o professor. O Instituto Ânima, em parceria com a Fundação Z Zurich, desenvolve o projeto Papo de Cabeça para promover competências socioemocionais nas escolas, oferecendo cursos para professores e o jogo Conexões que Cuidam para os alunos.

Uma pesquisa inédita do Instituto Ânima, em parceria com a USP, revelou que a relação entre professor e aluno exerce forte influência na construção do propósito de vida dos estudantes. O estudo, baseado em 500 mil respostas de alunos e educadores de cinco estados, destaca a importância da confiança no professor.

O levantamento indica que estudantes que se sentem à vontade para conversar com seus professores sobre seus sentimentos apresentam um índice de propósito de vida 16% maior em comparação com aqueles que não possuem essa abertura. A pesquisa também aponta que o apoio familiar eleva essa média em 20%.

Saúde Mental e Propósito de Vida

A pesquisa correlaciona a saúde mental com o propósito de vida, demonstrando que estudantes com o mesmo nível de saúde mental apresentam uma diferença de até 30% no propósito de vida, dependendo da relação com o professor. Fatores como bullying, pressão estética, problemas financeiros e solidão foram identificados como riscos à saúde mental.

O estudo ainda aponta que as competências socioemocionais, como a convivência respeitosa e a tomada de decisões conscientes, lideram os fatores que contribuem para o desenvolvimento do propósito de vida (54,9%), seguidas pela qualidade da relação com o docente (14,7%).

O Instituto Ânima, em parceria com a Fundação Z Zurich, desenvolve o projeto Papo de Cabeça, que visa promover o desenvolvimento de competências socioemocionais nas escolas. A iniciativa oferece cursos de pós-graduação e extensão para professores, buscando fortalecer a relação entre educadores e alunos.

O jogo Conexões que Cuidam também é distribuído gratuitamente para estimular o autoconhecimento e a autorregulação dos alunos.

Leia mais

Rolar para cima