Reformas eleitorais: trump obtém vitória legislativa em câmara dos deputados

O projeto 'SAVE America Act' é uma medida que estabelece a exigência nacional de comprovação documental de cidadania para o registro eleitoral e torna obrigatório [...]
Foto: Busca Gazeta do Povo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conquistou uma vitória legislativa relevante para sua agenda de reformas das regras eleitorais nos Estados Unidos ao ver a Câmara dos Deputados aprovar, por uma pequena margem, o 'SAVE America Act'.

O projeto estabelece a exigência nacional de comprovação documental de cidadania para o registro eleitoral e torna obrigatório o uso de documento oficial com foto no momento da votação em eleições federais. O texto é uma versão ampliada de uma proposta semelhante já aprovada na Câmara no ano passado, mas que acabou não tendo sucesso no Senado.

As discussões ocorrem a poucos meses das eleições legislativas de meio de mandato — as chamadas midterms — marcadas para novembro. Nelas, os eleitores americanos escolherão os 435 membros da Câmara e 35 senadores (cerca de um terço do Senado). Atualmente, ambas as casas são controladas pelos Republicanos.

O texto do 'SAVE America Act' foi apresentado pelo deputado Chip Roy, do Partido Republicano, e tem como um de seus principais patrocinadores no Senado o senador republicano Mike Lee. Os defensores da medida afirmam que ela fortalecerá a integridade do sistema eleitoral federal e impedirá, por exemplo, que imigrantes ilegais participem do processo de votação.

Leia mais

Rolar para cima