PUBLICIDADE

Putin e Lula discutem paz na Ucrânia e fortalecimento do BRICS

Em um telefonema de aproximadamente 40 minutos neste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre [...]

Em um telefonema de aproximadamente 40 minutos neste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre a situação na Ucrânia e a cooperação entre os países no âmbito do BRICS.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Em telefonema de 40 minutos, Lula e Putin discutiram a situação na Ucrânia, com Putin detalhando negociações com os EUA e esforços de paz. Lula reiterou a defesa brasileira por diálogo e ofereceu contribuição através do Grupo de Amigos da Paz (Brasil e China). Os presidentes também abordaram a cooperação bilateral no BRICS, com Putin felicitando o Brasil pela cúpula realizada no Rio de Janeiro em julho. Ambos manifestaram interesse em realizar a Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano.

Putin informou a Lula sobre suas negociações com os Estados Unidos e os esforços recentes em busca da paz entre Rússia e Ucrânia, agradecendo o interesse e a dedicação do Brasil em relação ao tema.

O presidente Lula reiterou que o Brasil sempre defendeu o diálogo e uma solução pacífica para o conflito, reafirmando a disposição do governo brasileiro em contribuir, inclusive através do Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta de Brasil e China.

Os líderes também abordaram o cenário político e econômico global, com foco na colaboração bilateral dentro do BRICS. Putin felicitou o Brasil pelos resultados da Cúpula do BRICS realizada no Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de julho.

No âmbito da cooperação bilateral, ambos os presidentes manifestaram o interesse em realizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano.

Leia mais

Rolar para cima