Presidente quer expandir o programa para alcançar 6 milhões de estudantes e anunciou investimento em cursinhos populares.
O presidente Lula defende a universalização do programa Pé-de-Meia, visando alcançar 6 milhões de estudantes e anunciou investimentos em cursinhos populares.
Em São Bernardo do Campo (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu neste sábado (18) a universalização do programa Pé-de-Meia, almejando alcançar pelo menos 6 milhões de estudantes. Lula também anunciou um investimento de R$ 108 milhões para apoiar até 500 projetos da Rede Nacional de Cursinhos Populares.
O governo descreve essa rede como um suporte técnico e financeiro crucial para estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade social, que buscam ingressar na educação superior por meio do Enem.
Segundo o presidente, a universalização do Pé-de-Meia está em discussão com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Educação, Camilo Santana. Lula explicou que o programa foi criado após a descoberta de que 480 mil estudantes do ensino médio estavam abandonando a escola para ajudar no orçamento familiar.
Atualmente, o programa atende cerca de 4 milhões de estudantes. Lula ressaltou a necessidade de discutir a universalização com Haddad e Camilo, visando garantir que todos os alunos do ensino médio tenham o direito de estudar. O presidente acredita que a iniciativa enfrentará críticas de grandes grupos financeiros, mas defende que o investimento de R$ 13 bilhões no programa é, na verdade, um investimento na população.