Levantamento da OCDE aponta que educadores brasileiros perdem mais tempo que a média para manter a ordem em sala de aula.
Pesquisa da OCDE revela que professores no Brasil dedicam 21% do tempo de aula para manter a disciplina, superando a média dos países membros da organização.
Professores no Brasil utilizam, em média, 21% do tempo de aula para garantir a disciplina, conforme estudo divulgado nesta segunda-feira (6) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A pesquisa, denominada Talis 2024, indica que a cada cinco horas de aula, uma hora é gasta para manter a ordem.
O levantamento, realizado por meio de entrevistas com professores e diretores do ensino fundamental, revela que 44% dos professores brasileiros relatam interrupções constantes por parte dos alunos. Esse percentual é mais que o dobro da média observada nos países da OCDE, que é de 18%.
O estudo também aponta que 16% dos professores brasileiros sentem que a profissão impacta negativamente sua saúde mental, enquanto 12% relatam impactos negativos na saúde física. A valorização da carreira docente é considerada baixa, com apenas 14% dos professores acreditando que são valorizados pela sociedade.
Apesar dos desafios, 87% dos professores brasileiros se declaram satisfeitos com o trabalho, um índice semelhante à média da OCDE. A pesquisa Talis, realizada no Brasil entre junho e julho de 2024, envolveu o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e as secretarias de educação das 27 Unidades Federativas.