A prefeitura de Campo Grande protocolou um pedido para ser liberada do envio dos carnês físicos do IPTU, após uma revisão de valores imposta por uma decisão judicial. Essa solicitação foi feita na tarde de quarta-feira (11) e afeta aproximadamente 15 mil contribuintes, conforme a prefeitura.
Segundo a administração municipal, o processo de emissão e envio dos novos boletos levaria cerca de seis meses, o que poderia causar prejuízos irreversíveis à população em virtude do não pagamento do imposto neste período. A petição argumenta que, por isso, o envio físico deveria ser dispensado, já que 97% dos contribuintes não serão impactados pela decisão judicial e podem acessar seus carnês online.
Recentemente, a prefeitura esclareceu que apenas uma parte dos contribuintes está abrangida pela decisão que suspendeu o reajuste do IPTU, e a taxa do lixo permanece inalterada. Essa decisão atinge apenas 3% da população, com a reemissão dos carnês limitada aos terrenos que sofreram aumento de alíquota em 2026.
Os contribuintes podem verificar seus carnês no site da Prefeitura, onde documentos reemitidos terão uma tarja informativa sobre a suspensão do pagamento devido à decisão judicial. Além disso, é possível consultar informações pelo WhatsApp da Prefeitura, evitando assim aglomerações na Central do Cidadão.