A prefeitura de Campo Grande atualizou a Remume, incluindo ou ampliando acesso a 20 medicamentos essenciais. A resolução foi publicada em edição extra do Diário Oficial.
Entre os medicamentos incluídos está a sertralina, utilizada no tratamento de depressão e ansiedade. Além disso, haverá remédios para tratamento de anemia em gestantes, epilepsia, trombose, pressão alta, náuseas, infecções respiratórias e oculares.
Além disso, será ampliado o acesso a mais dez medicamentos, como loratadina, que atua contra rinite alérgica, e omeoprazol, indicado para casos de gastrite. Haverá também remédios para tratamento de herpes, transtorno bipolar, infecções bacterianas, diabetes, hipoglicemia e hipotireoidismo.
Os remédios que deixam de ser considerados essenciais têm como justificativa resoluções de entidades de saúde, efeitos colaterais, interações medicamentosas, desatualização, falta de evidências científicas e fracassos em pregões. Em alguns casos, medicamentos alternativos foram inclusos na lista.