Último evento preparatório reúne 50 países e discute financiamento climático e NDCs antes de conferência em Belém.
Brasília sedia a Pré-COP, o último evento preparatório para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), com Geraldo Alckmin.
Autoridades e negociadores de diversas nações se reúnem em Brasília nesta segunda-feira (13) para a Pré-COP, o último evento preparatório antes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), agendada para o próximo mês em Belém (PA). O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, marcou presença na abertura do encontro, que se estenderá até terça-feira (14), com o objetivo de alinhar posições técnicas e políticas entre os países signatários do tratado climático.
A reunião ministerial em Brasília visa impulsionar negociações cruciais sobre a agenda climática global. Entre os temas prioritários estão o financiamento climático, a transição energética, estratégias de adaptação e a preservação da biodiversidade. Embora não faça parte do calendário oficial da Convenção do Clima, o evento prioriza delegações que coordenam grupos regionais, esperando receber cerca de 500 representantes de 50 países.
Uma preocupação central manifestada pela presidência da COP30 é a entrega das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), que estabelecem os compromissos e metas de cada nação no combate às alterações climáticas. Até a última sexta-feira (10), apenas 62 dos 196 países signatários haviam apresentado suas ambições. Grandes emissores como China e Índia, por exemplo, ainda não oficializaram seus planos. A ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em Roma (Itália) para eventos sobre segurança alimentar, levou Geraldo Alckmin a assumir a presidência da República durante este período.