Polícia Federal inaugura base estratégica para aviação operacional em Manaus

Cerimônia marca fortalecimento da capacidade aérea da instituição na Amazônia Legal, com atuação integrada em combate ao crime organizado e proteção ambiental. [...]
Logo da Polícia Federal — Foto: Logo

A Polícia Federal (PF) finalizou a inauguração da Base Norte da Coordenação de Aviação Operacional (CAOP) na capital amazonense, em cerimônia realizada nesta terça-feira (10/2). A estrutura, já em operação desde 2023, amplia a presença da aviação operacional no interior da região, reduzindo o tempo de resposta em ocorrências críticas como crimes ambientais e atividades do crime organizado.

A escolha de Manaus se justifica pela proximidade da unidade com a tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, além de áreas remotas, terras indígenas e unidades de conservação. Esses fatores reforçam o papel estratégico da base, que visa apoiar ações de segurança pública tanto em crimes com impacto nacional quanto nos de caráter transnacional.

Durante o evento, o diretor-geral substituto da PF, William Murad, ressaltou a queda no desmatamento na Amazônia Legal como um avanço obtido com a operação da base. Ele também destacou a necessidade de cooperação entre federal, estadual e municipal para combater organizações criminosas.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, e o diretor da Amazônia e Meio Ambiente da PF, Humberto Freire de Barros, enfatizaram a importância da atuação integrada entre instituições. A cerimônia contou com a presença do comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional da Força Aérea Brasileira, além de outros representantes da PF e do governo local.

Leia mais

Rolar para cima