PF e Polícia Civil investigam suposta ameaça do Comando Vermelho a subestação de energia em Marituba (PA), às vésperas da COP30.
A Polícia Federal (PF) e a Polícia Civil do Pará investigam uma suposta ameaça à subestação de energia elétrica em Marituba (PA), e aos funcionários da empresa transmissora responsável.
No dia 30, a Belém Transmissora de Energia comunicou ao Ministério de Minas e Energia (MME) que um homem, alegando ser do Comando Vermelho (CV), abordou os trabalhadores, exigindo a suspensão das obras de reforço e expansão da subestação. O indivíduo também exigiu a interrupção diária das operações a partir das 15h.
A empresa alertou o MME sobre o risco iminente à segurança dos colaboradores, ao patrimônio e à continuidade de um serviço público essencial. A subestação é considerada uma infraestrutura crítica do Sistema Interligado Nacional, e qualquer impedimento ao acesso dos funcionários pode prejudicar a recomposição das cargas elétricas na região metropolitana de Belém.
O MME acionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) e o governo do Pará. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, solicitou apoio da PF e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para avaliar e monitorar ações preventivas, visando a continuidade dos serviços, especialmente com a proximidade da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém.