A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, uma operação visando coibir a extração, depósito e comercialização ilegal de areia no distrito de Senador Mourão, pertencente ao município de Diamantina/MG.
A ação contou com apoio da Policia Militar de Meio Ambiente de Diamantina e focou na desarticulação das atividades de exploração mineral sem a devida autorização dos órgãos competentes.
Durante as investigações, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão: dois nas residências dos alvos investigados, dois em depósitos da empresa e um na fazenda onde funcionava o areal. As buscas resultaram na apreensão de uma pá carregadeira utilizada na extração e manejo do mineral, a qual foi deixada sob a custódia da Prefeitura Municipal de Diamantina.
Com a conclusão da etapa de campo, a Polícia Federal submeterá o maquinário e também os celulares apreendidos à perícia técnica oficial. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos e mensurar a extensão dos danos causados ao ecossistema da região. Os investigados poderão responder por crimes contra o patrimônio da União e crimes ambientais.