O prefeito Marçal Filho (PSDB) expressou grande satisfação ao acompanhar o primeiro desfile cívico-militar sob sua gestão, realizado na manhã deste domingo. Da Praça Antônio João, próximo ao palanque das autoridades, Marçal observou a chegada do público antes do início das atividades comemorativas.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
“É fantástico chegar a este momento. É motivo de grande alegria estarmos aqui, neste sentimento de Brasil, de brasilidade, de patriotismo. Acho isso extremamente importante e estou muito satisfeito com a organização deste evento”, declarou o chefe do Executivo municipal, destacando a grandiosidade do desfile, que estimava mais de 8 mil participantes, incluindo escolas, CEIMs e diversas instituições.
Em um contexto marcado por polarização ideológica e o início do julgamento de acusados de tentativa de golpe, Marçal Filho enfatizou a importância de não obscurecer a celebração da Independência do país. “Estamos em um momento de transição, às vésperas de uma eleição presidencial. Evidentemente que os sentimentos afloram na disputa para as eleições do ano que vem. Mas, independente da questão política, da questão das eleições do ano que vem, a gente não pode misturar as coisas. Estamos hoje comemorando a Independência da nossa pátria. Isso tem que ficar muito claro, que nada pode obscurecer a comemoração desse dia. Não podemos misturar quem está no poder ou quem vai entrar no poder com a pátria em si, porque o Brasil é de todos nós”, concluiu o prefeito.
O desfile, realizado na Avenida Marcelino Pires, contou com a participação de 134 instituições, segundo estimativas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Entre os participantes, estavam 44 escolas municipais, 39 Ceims, instituições esportivas, culturais e religiosas, grupos como Rotary, Guarda Mirim, Escoteiros, Desbravadores, CTG (Centro de Tradições Gaúchas), Associação Nipo-Brasileira, 17 fanfarras, além das forças de segurança pública. A programação foi encerrada com o Grito dos Excluídos.