Novo pede impeachment de Toffoli após indícios de ligação com Vorcaro

Partido Novo protocola novo pedido de impeachment de Toffoli com base em informações da PF. [...]
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) — Foto: O senador Eduardo Girão (Novo-CE) | Ma

O Partido Novo protocolou um pedido de impeachment contra o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), depois que a Polícia Federal encontrou indícios de proximidade entre o ministro e o banqueiro Daniel Vorcaro. Toffoli é o relator do caso que investiga uma possível fraude relacionada ao Master, liquidado em novembro do ano passado.

Em coletiva no Senado, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) afirmou que o episódio revela uma "crise moral" no país. Ele criticou a inação dos senadores e da Procuradoria-Geral da República (PGR) em relação aos indícios de suspeição de Toffoli, ressaltando a urgência de um Código de Ética para os ministros do STF, conforme proposto pelo presidente da Corte, Edson Fachin.

Girão também destacou que o pedido de impeachment conta com o apoio de outros deputados e senadores. Um relatório da PF, que foi enviado à Presidência do STF, mencionou a relação de proximidade entre Vorcaro e Toffoli, levantando questões sobre a suspeição do ministro na condução do inquérito.

Além disso, a PF encontrou no celular de Vorcaro menções a supostos pagamentos feitos a Toffoli relacionados à venda do resort Tayayá, em que os irmãos do ministro tinham participação. Toffoli, por sua vez, nega qualquer irregularidade, tendo emitido notas para esclarecer sua posição sobre o caso.

Leia mais

Rolar para cima