O Brasil agora conta com uma data significativa dedicada à reflexão sobre os desafios do trânsito, instituída pela Lei nº 15.404/2026. Este dia será comemorado no terceiro domingo de novembro e tem como objetivo principal promover a conscientização sobre segurança nas vias, além de homenagear as vítimas de acidentes de trânsito em todo o país.
A nova legislação, publicada no Diário Oficial da União em 11 de novembro de 2026, traz alterações ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A inclusão desse dia especial visa mobilizar a sociedade em torno da questão da segurança viária, reforçando a necessidade de uma abordagem mais responsável ao trafegar pelas estradas nacionais.
Com base na nova norma, órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito devem oferecer apoio às iniciativas da sociedade civil que se relacionem com a Memória das Vítimas. Esta medida tem o intuito de fortalecer o engajamento da população em ações que busquem reduzir a ocorrência de acidentes e garantam um trânsito mais seguro.
Os recursos necessários para essas ações devem ser retirados dos orçamentos já existentes nos órgãos públicos, e existe a possibilidade de destinação de verbas específicas para projetos e eventos que já tenham sido previamente planejados. Essa estratégia traz um enfoque mais colaborativo e participativo ao tema, que é de extrema importância para a sociedade.
A criação do Dia Nacional em Memória das Vítimas de Trânsito representa um passo significativo na luta por um trânsito mais seguro e em busca da Redução de Mortes e lesões causadas por acidentes nas estradas, refletindo um compromisso contínuo do Brasil com a proteção da vida e a segurança pública.