No último mutirão "Agraer Juntos Pelo Campo", realizado no Assentamento Santo Antônio, em Itaquiraí-MS, o Detran-MS disponibilizou serviços que permitiram aos moradores esclarecer dúvidas sobre a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entre os participantes estava Tereza de Fátima Porto, de 70 anos, residente do Assentamento Guaçu, em Naviraí-MS. Ela voltou para casa com anotações sobre como retomar o processo de habilitação, um sonho que a acompanha há anos.
Viúva há quatro anos, Tereza buscou o atendimento do Detran-MS para informações sobre um processo de habilitação que havia iniciado anteriormente. Em suas palavras, encontrou acolhimento e motivação para seguir em frente: "Tenho esperança que vou conseguir minha habilitação". A busca pela CNH é um desejo que surgiu após a morte de seu esposo, que sempre acreditou que ela não precisava dirigir. Agora, decidida a enfrentar seus medos, Tereza está disposta a tentar novamente.
A moradora relembrou que, apesar de ter feito progresso nos treinos de baliza com seu instrutor, a aprovação no exame prático sempre foi um desafio. "Com o examinador do Detran eu não conseguia", compartilhou. Embora tenha desistido temporariamente do processo, sua determinação nunca a abandonou. Durante o mutirão, ao conversar com os servidores, Tereza descobriu novas formas de retomar sua jornada rumo à habilitação.
A trajetória de Tereza é marcada por superações. Em 2007, ela enfrentou a dor da perda de um filho em um acidente de trabalho. Dois anos depois, foi diagnosticada com câncer e precisou passar por uma cirurgia para a retirada do esôfago. Desde então, mantém acompanhamento médico regular no Hospital de Amor, localizado em Barretos, São Paulo.
Apesar das dificuldades pessoais, Tereza continua ativa em sua rotina no assentamento, onde escolheu viver. Ela cuida da casa, da horta, do quintal e das galinhas, além de gerenciar o arrendamento de pastagem em sua propriedade. Mãe de cinco filhos, avó de nove netos e bisavó de seis bisnetos, todos residentes em Caarapó, Tereza afirma que sua fé é o que a impulsiona a seguir em frente: "Enquanto Deus me der vida, eu vou lutar".