MS ferve com sensação térmica de 45ºC nesta semana

A semana começou fervendo em Mato Grosso do Sul, com sensação térmica na casa dos 40ºC em duas cidades do Estado. Elas integram a lista [...]

Fim de tarde com sol em Porto Murtinho. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A semana começou fervendo em Mato Grosso do Sul, com sensação térmica na casa dos 40ºC em duas cidades do Estado. Elas integram a lista das cinco mais quentes do País. São as únicas fora do semiárido brasileiro e do sertão nordestino.

Ontem (6), Porto Murtinho foi o quarto município mais quente do Brasil, com termômetro marcando 38,6ºC e sensação térmica de 41ºC. Água Clara ficou em 5º, registrando 36,5ºC oficiais com sensação de 40ºC.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Mato Grosso do Sul registrou altas temperaturas no início da semana, com Porto Murtinho e Água Clara figurando entre as cidades mais quentes do Brasil, com sensações térmicas de até 41ºC. A previsão é de que o calor se intensifique em Porto Murtinho, podendo atingir 43ºC com sensação de 45ºC na quinta-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê alívio com pancadas de chuva a partir de sexta-feira na maior parte do estado. As cidades sul-mato-grossenses foram as únicas fora do semiárido brasileiro e do sertão nordestino a figurarem no ranking de calor.

Nesta terça-feira (7), a situação deve piorar em Murtinho. Apesar do Rio Paraguai dividir a cidade na fronteira, o calorão deve avançar, com 41ºC hoje e 43ºC na quinta-feira, com sensação real atingindo os 45ºC.

A partir de sexta-feira, a previsão é de que pancadas de chuva amenizem o calor na maior parte do Estado.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Na segunda-feira, no topo do ranking nacional de calor estava Seridó (RN), no semiárido brasileiro, com 39,4ºC e sensação de 42ºC, seguido por Patos (PB), que registrou 39,1ºC e Caicó (RN), com 39ºC , os dois últimos no sertão do Nordeste e sensação térmica superior aos 41ºC.

Amanhã, a temperatura cai um pouco nessas regiões, o que pode fazer de Mato Grosso do Sul o recordista em calor.

O semiárido e o sertão são regiões com o menor índice de chuva no País.

Leia mais

Rolar para cima