PUBLICIDADE

MPRJ acompanha Operação Contenção em favelas do Rio

O MPRJ está monitorando a Operação Contenção nos complexos do Alemão e da Penha, assegurando o cumprimento das diretrizes do STF. [...]

Órgão monitora cumprimento de diretrizes do STF durante ação nos complexos do Alemão e da Penha.

O MPRJ está monitorando a Operação Contenção nos complexos do Alemão e da Penha, assegurando o cumprimento das diretrizes do STF.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

O MPRJ está monitorando a Operação Contenção nos complexos do Alemão e da Penha, deflagrada nesta terça-feira (28). O acompanhamento é feito pelo GAESP/MPRJ e pelo Plantão de Monitoramento, visando assegurar o cumprimento das diretrizes do STF estabelecidas na ADPF 635. O procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, acompanha a situação e técnicos periciais foram enviados ao IML para perícias independentes. As informações da operação foram encaminhadas para análise da 5ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada do Núcleo Rio de Janeiro.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) está monitorando os desdobramentos da Operação Contenção, que ocorreu nos complexos do Alemão e da Penha. A ação, realizada nesta terça-feira (28), está sendo acompanhada pelo Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (GAESP/MPRJ) e pelo Plantão de Monitoramento.

O objetivo principal é assegurar o cumprimento das diretrizes fixadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na ADPF 635. Essa Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental disciplina as operações policiais em comunidades do estado, visando proteger direitos e valores constitucionais.

O procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, está em contato permanente com as equipes envolvidas e monitora a situação continuamente. Técnicos periciais foram enviados ao Instituto Médico-Legal (IML) para realizar perícias independentes, conforme as atribuições legais do MPRJ.

As informações sobre os desdobramentos da operação foram encaminhadas pelo Plantão de Monitoramento para a análise da 5ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada do Núcleo Rio de Janeiro. O MPRJ busca garantir a transparência e a legalidade das ações realizadas durante a operação.

Leia mais

Rolar para cima