Morre Isiah Whitlock Jr., ator da série ‘The Wire’, aos 71 anos

Isiah Whitlock Jr., ator da série de televisão americana 'The Wire', morreu em Nova York [...]
O ator Isiah Whitlock Jr. em outubro de 2025 na cidade de Nova York — Foto: O at

Isiah Whitlock Jr., ator da série de televisão americana 'The Wire', morreu nesta terça-feira, aos 71 anos, em Nova York. O ator teve uma carreira memorável que abrangeu mais de três décadas, tanto na televisão quanto no cinema. Ele atuou em diversos filmes de Spike Lee, incluindo 'Destacamento Blood', 'Infiltrado na Klan' e 'A Última Noite'.

Whitlock é lembrado principalmente por seu papel inesquecível em 'The Wire', o drama policial da HBO criado por David Simon, amplamente reconhecido como uma das melhores séries de todos os tempos. Ele participou de todas as cinco temporadas da série como R. Clayton 'Clay' Davis, um senador corrupto do estado de Maryland, ficando conhecido por sua reação peculiar aos acontecimentos, criando um bordão que se tornou comum no vocabulário americano.

Whitlock adorava a atenção que sua pronúncia recebia e disse que aprendeu a frase com seu falecido tio Leon, que a pronunciava de uma maneira que sempre fazia as pessoas rirem. O ator também teve um papel recorrente em 'Veep', interpretando o General George Maddox, um secretário de defesa que cogita concorrer nas primárias contra a vice-presidente Selina Meyer.

Whitlock cresceu em Indiana, o quinto de dez filhos, e estudou no American Conservatory Theater em São Francisco antes de se mudar para Nova York, onde viveu por décadas. Seu agente disse que ele era amado por todos que tiveram o prazer de trabalhar com ele ou conhecê-lo e que sentiremos muito a sua falta.

Leia mais

Rolar para cima