O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), requisitou informações urgentes sobre as condições de atendimento médico ao ex-deputado federal Daniel Silveira, que se encontra detido. A determinação, emitida no domingo (3 de agosto de 2025), solicita ao diretor da penitenciária em que Silveira está custodiado que apresente, em até 48 horas, um relatório detalhado sobre a capacidade da unidade prisional em fornecer o tratamento pós-operatório adequado ao ex-parlamentar.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
A medida do ministro Moraes surge após a defesa de Daniel Silveira formalizar um pedido de transferência, alegando que a penitenciária atual não possui a infraestrutura necessária para garantir a recuperação do ex-deputado. Silveira passou por uma cirurgia no joelho durante o mês de julho e, de acordo com seus advogados, necessita de cuidados específicos para evitar complicações e assegurar uma reabilitação completa.
A solicitação de informações por parte do STF tem como objetivo avaliar a pertinência do pedido de transferência e garantir que o ex-deputado receba a assistência médica adequada durante o período de detenção. A decisão sobre a eventual mudança de unidade prisional dependerá da análise do relatório a ser apresentado pela direção da penitenciária, bem como de outros elementos que possam ser considerados relevantes para o caso. A situação de saúde de Daniel Silveira, portanto, permanece sob acompanhamento do Supremo Tribunal Federal.