MME e ONS se reúnem para discutir apagão que atingiu o país

Representantes do Ministério de Minas e Energia e do Operador Nacional do Sistema Elétrico se reúnem nesta terça-feira para analisar o apagão que afetou o [...]
Ouvir notícia 00:00

Incidente, causado por incêndio em subestação no Paraná, levou à interrupção em todos os subsistemas do Brasil durante a madrugada.

Representantes do Ministério de Minas e Energia e do Operador Nacional do Sistema Elétrico se reúnem nesta terça-feira para analisar o apagão que afetou o Brasil.

Ministério de Minas e Energia (MME) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) se reúnem nesta terça-feira, 14 de outubro, às 11h, para analisar o apagão que atingiu todos os subsistemas do país durante a madrugada.

O ministro Alexandre Silveira confirmou o encontro, ressaltando o rápido restabelecimento do fornecimento e a urgência em identificar a origem do problema para evitar futuras ocorrências. A investigação jornalística aponta que a falha não se deu por falta de energia, mas por um incidente na infraestrutura.

Um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, localizada no Paraná, foi a raiz da interrupção. A ocorrência, que desligou a subestação de 500 kilovolts (kV), provocou a abertura da interligação entre as regiões. Naquele momento, a Região Sul estava exportando aproximadamente 5 mil megawatts (MW) para o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Leia mais

Rolar para cima