Ministros do Esporte e Turismo são punidos por partidos por “desobediência”

PP e União Brasil puniram André Fufuca (Esporte) e Celso Sabino (Turismo) por descumprirem orientação partidária de renúncia aos cargos no governo federal. [...]

André Fufuca e Celso Sabino são penalizados por legendas após desrespeitarem orientação de entrega de cargos.

PP e União Brasil puniram André Fufuca (Esporte) e Celso Sabino (Turismo) por descumprirem orientação partidária de renúncia aos cargos no governo federal.

Os ministros André Fufuca (Esporte) e Celso Sabino (Turismo) foram punidos por seus respectivos partidos, PP e União Brasil, nesta quarta-feira (8), por desobediência à orientação de entrega de seus cargos. A punição foi motivada pela decisão dos ministros de permanecerem em suas funções no governo federal, contrariando a determinação partidária.

De acordo com a nota divulgada por Ciro Nogueira, presidente do PP, André Fufuca será afastado de todas as decisões do partido, assim como da vice-presidência nacional. Além disso, haverá intervenção no diretório do Maranhão, retirando o ministro do comando da legenda no estado. Em contrapartida, o União Brasil anunciou o afastamento de Celso Sabino de suas atividades partidárias por um período de 60 dias, conforme informações divulgadas.

Na segunda-feira (6), durante a cerimônia de entrega de residências do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Imperatriz, no Maranhão, Fufuca manifestou sua intenção de permanecer no cargo. Em sua rede social, o ministro afirmou que sua fidelidade é, “primeiramente ao povo que confiou o seu voto”, e que seguirá “lado a lado com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

Segundo o documento, o União Brasil reafirmou o compromisso com a transparência de suas decisões e o respeito à vontade de seus filiados, atuando com responsabilidade para preservar a coerência com seus princípios e valores. A decisão anunciada é um desdobramento da federação formada pelo Progressistas com o União Brasil. A federação União Progressista anunciou a saída da base do governo no Congresso Nacional no início de setembro. Na ocasião, ficou determinado que todos os filiados com mandato que possuíam algum cargo na administração federal deveriam renunciar a suas funções, incluindo os ministros de Estado.

Leia mais

Rolar para cima