Ministro confirma que Brasil não terá horário de verão neste ano

O ministro Alexandre Silveira anunciou nesta terça-feira (14) que o Brasil não terá horário de verão neste ano, citando segurança energética e planejamento governamental. [...]
Ouvir notícia 00:00

Alexandre Silveira, de Minas e Energia, destaca planejamento e chuvas como fatores cruciais para a estabilidade do sistema elétrico nacional.

O ministro Alexandre Silveira anunciou nesta terça-feira (14) que o Brasil não terá horário de verão neste ano, citando segurança energética e planejamento governamental.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assegurou nesta terça-feira (14) que o Brasil não necessitará adotar o horário de verão neste ano. A decisão reflete a confiança do governo na segurança energética do país, impulsionada por um planejamento robusto e índices pluviais favoráveis.

De acordo com o ministro, a avaliação contínua do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que se reúne mensalmente, confirmou a condição de segurança energética completa e absoluta para o período. Esse cenário positivo é resultado direto da gestão estratégica e do volume de chuvas registrado nos últimos anos, que favoreceram as hidrelétricas, fontes primárias da matriz energética nacional.

Silveira ressaltou que, embora o país dependa fortemente das hidrelétricas, há um esforço para diversificar e fortalecer o sistema. Nesse sentido, o lançamento de um leilão de térmicas está previsto para a próxima semana. Além disso, o governo planeja, ainda neste ano, um leilão de baterias, visando armazenar a energia gerada por fontes renováveis intermitentes, como o vento e o sol, para garantir a estabilidade do fornecimento.

A crescente utilização de energias renováveis, apesar de seus benefícios, apresenta o desafio da intermitência, um problema global que já causou apagões de longo prazo em países como Portugal e Espanha. No entanto, o ministro enfatizou a robustez do sistema elétrico brasileiro e a eficácia de seu planejamento, garantindo que a prioridade é evitar a qualquer custo a falta de energia para a população. Ele reiterou que, caso a necessidade surgisse, o governo teria a coragem de implementar o horário de verão, independentemente das controvérsias associadas à medida.

Leia mais

Rolar para cima