O México se prepara para a chegada do furacão Flossie, que avança pela costa sudoeste do país com ventos de até 140 km/h. O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) informou nesta terça-feira (1º) que o fenômeno continua a ganhar intensidade.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Este é o segundo furacão a ameaçar o território mexicano em menos de duas semanas. Em meados de junho, o furacão Erick, de categoria 3, já havia provocado destruição e perdas.
De acordo com o boletim do NHC, divulgado às 8h (horário de Brasília), o furacão Flossie está localizado a aproximadamente 250 km ao sudeste de Manzanillo, movendo-se a cerca de 17 km/h. A velocidade dos ventos aumentou em relação ao boletim anterior, quando eram estimados em 120 km/h.
O Flossie é classificado como um furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, o que significa que seus ventos, entre 119 e 153 km/h, podem causar danos a telhados, quebrar galhos de árvores e derrubar linhas de energia.
O furacão Erick, que atingiu o sul do México entre 19 e 20 de junho, deixou um rastro de destruição. Houve relatos de deslizamentos de terra, bloqueios de rodovias, quedas de energia e inundações. As fortes chuvas causadas pelo furacão Erick geraram alertas para possíveis deslizamentos de terra e inundações. Em Porto Escondido, moradores e pescadores trabalharam para reparar os danos causados pela tempestade.
Erick chegou a atingir a categoria 4 antes de tocar o solo como categoria 3, com ventos acima de 200 km/h.