O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que membros do recém criado Conselho de Paz se comprometeram a doar US$5 bilhões para reforços humanitários e para a reconstrução da Faixa de Gaza.
A primeira reunião oficial do Conselho de Paz deverá acontecer na próxima quinta-feira (19), . Delegações de mais 20 países, além de chefes de estado devem participar desta conversa.
O Conselho de Paz foi criado por Donald Trump para tratar de conflitos globais, com foco inicial no conflito na Faixa de Gaza. A criação do grupo faz parte do acordo de paz entre Israel e o grupo Hamas em outubro de 2025. A proposta, divulgada pela Casa Branca no fim de setembro, prevê a Faixa de Gaza como uma zona livre de grupos armados e sob a administração de um governo de transição, formado por um comitê palestino tecnocrático e apolítico, supervisionado pelo conselho.
A criação do grupo enfrenta resistência de potências europeias e da ONU, pois acreditam que a medida enfraquece o papel da ONU e vai contra as regras internacionais. O Conselho de Paz prevê a reconstrução da Faixa de Gaza e a criação de uma força policial no território palestino, o que é um passo importante para a estabilidade e a segurança na região. Destroços de prédios e escombros tomam as ruas após bombardeios em Gaza. Estrutura destruída é um dos impactos negativos que o conflito deixou na região.
