Cartunista foi reconhecido com o troféu Leon Cakoff por sua contribuição à cultura e ao audiovisual brasileiro.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
O desenhista foi homenageado com o troféu Leon Cakoff, que reconhece personalidades que contribuíram para a cultura e o mercado audiovisual brasileiro.
Em cerimônia realizada na noite dessa quarta-feira (15), em São Paulo, o desenhista, cartunista e escritor Mauricio de Sousa foi homenageado com o troféu Leon Cakoff, da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, por sua contribuição à cultura e ao mercado audiovisual brasileiro. O evento antecedeu a abertura da 49ª edição da mostra, que começou nesta quinta-feira (16).
Representando o pai, Mauro Sousa expressou a emoção de concretizar o sonho de Mauricio de ver seus personagens no cinema. “Este é um momento duplamente especial”, disse Mauro à Agência Brasil e à TV Brasil, destacando o reconhecimento do trabalho e a estreia no cinema, que considera o melhor presente para o pai, que está perto de completar 90 anos no próximo dia 27.
A mostra também homenageou a cineasta martinicana Euzhan Palcy, premiada por sua luta contra o apartheid e sua influência no cinema, especialmente para mulheres negras. Euzhan agradeceu a homenagem e ressaltou a ligação entre Brasil e Martinica.
A 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo apresentará 373 filmes de 80 países, exibidos em 52 locais, incluindo espaços culturais e CEUs. A Spcine promove o acesso ao cinema com exibições gratuitas e preços acessíveis, além de debates e a segunda edição da Mostrinha, a programação infantil da mostra.
Entre os filmes selecionados está “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, indicado para representar o Brasil no Oscar. A mostra inclui 83 filmes brasileiros e 14 obras indicadas ao Oscar por seus países.