Equipes da Defesa Agropecuária de Mato Grosso reforçaram a fiscalização em propriedades rurais do sul do estado após a confirmação de um foco de gripe aviária na região de Cuiabá. A ação ocorre principalmente em Acorizal, município localizado a 54 quilômetros da capital. O foco da doença foi identificado em um sítio situado a cerca de quatro quilômetros da área urbana de Acorizal.
As autoridades sanitárias recomendam que os produtores mantenham as aves em locais protegidos, cercados por telas, para evitar o contato com aves silvestres, especialmente patos, que podem transmitir o vírus. Dez equipes estão mobilizadas para fiscalizar propriedades rurais da região, orientando produtores e monitorando possíveis novos casos.
Dez equipes da Defesa Agropecuária do estado atuam em Acorizal. No local onde foi identificado o foco da doença, havia aproximadamente 150 aves, todas abatidas e enterradas na própria propriedade, conforme os protocolos sanitários para conter a disseminação do vírus.
As autoridades sanitárias informam que não há risco à saúde humana no consumo de carne de frango ou ovos. Mesmo assim, o alerta é para que os produtores fiquem atentos a sinais da doença nas aves e comuniquem imediatamente qualquer suspeita.